Baja além da praia: escalando o cume norte de Picacho del Diablo

Não havia nenhuma maneira de estarmos no caminho certo. A escalada até o topo do Picacho del Diablo, a montanha mais alta da península da Baja California, não deveria ser técnica. Mas íngreme granito rosa-branco, sem características e com centenas de metros de altura, nos cercava. Um de meus companheiros de escalada, Austin Waisanen, não estava prestando atenção a nenhum dos meus avisos.

O caminho para o cume está à esquerda! ele chamou. Acima daquelas - lajes!

O vento abafou tudo o que ele disse depois disso. Não! Eu gritei. Mas o hiperfado de 24 anos se lançou para cima, saltando de uma pedra do tamanho de uma casa.

A melhor maneira de comer (e dirigir) do seu jeito na Baja California

Leia o artigo

Estávamos perdidos em algum lugar nos 170.000 acres do Parque Nacional Sierra de San Pedro Mártir, no norte de Baja, três dias em uma mochila de cinco dias. Estávamos escalando desde a manhã, e o sol branco do meio-dia brilhava para nós, manchas de moscas na face da montanha. Dave deRoulhac, amigo de Waisanen e empreiteiro florestal, e eu continuamos nossa subida, lutando em meio a bosques de carvalho pontiagudo e manzanita. Nosso objetivo: Alcançar o cume norte de Picacho del Diablo. Com 10.154 pés, é o ponto mais alto entre o Mar de Cortez a leste e o Oceano Pacífico a oeste. O explorador Donald McLain fez a primeira escalada conhecida em 1911, e hoje a escalada é considerada uma das mais difíceis na lista da seção Desert Peaks do Sierra Club.

Área de recepção do parque no Parque Nacional Sierra de San Pedro Mártir, uma das poucas estruturas na natureza selvagem de 170.000 acres Dave Deroulhac

Eu queria escalar a montanha desde que a vi pela primeira vez, em 2002. Mas agora eu estava aqui de novo, e nossa expedição estava descontrolada. Mesmo assim, experimentamos a verdadeira natureza selvagem e a encontramos. Era uma das regiões mais impossíveis que qualquer um de nós já tinha visto: penhascos e cristas pontiagudas, extensões de pedras e matagais, tudo caindo em grandes distâncias para o deserto e depois para o mar. Se ao menos pudéssemos chegar ao topo da maldita montanha.

O que for praiano tiro tequila imagem mental que você tem de Baja, o Parque Nacional Sierra de San Pedro Mártir, não é. Localizado a meio caminho entre o Oceano Pacífico e o Golfo da Califórnia, o parque fica ao longo da espinha irregular da península e está a um mundo de distância de cada costa. Neva no inverno, então o parque é mais verde do que a maior parte de Baja, e os pinheiros Jeffrey, abetos Douglas e aspen são enormes. Além disso, as noites são frias até pelo menos o meio do verão; a cerca de 8.800 pés de altitude, nossas garrafas de água congelaram. Em termos de terreno, o parque é dominado por um planalto acidentado de 9.000 pés e também compreende contrafortes ondulados do chaparral e, é claro, o Picacho del Diablo, que recrutei Waisanen e deRoulhac para o cume comigo.

10 lugares mais acessíveis para visitar no México agora

Leia o artigo

A viagem até o parque foi uma aventura em si mesma. Cruzamos do Arizona para San Luis Río Colorado, México, passamos alguns dias na cidade turística de San Felipe e continuamos descendo a planície costeira de Baja, serpenteando por contrafortes intermináveis. A região é linda, com incontáveis ​​campos de morango e tomate, mas ganhou uma péssima reputação de crime. Em janeiro, o Departamento de Estado emitiu um aviso de viagens para a área, após um aumento nos homicídios, e o turismo diminuiu como resultado. Eu queria escalar o Picacho del Diablo, mas também para ver se Baja era tão perigosa quanto os relatos faziam parecer. Passamos por muitas favelas, mas não vimos violência e não sentimos nenhuma ameaça. O pior do crime está mais ao sul, na Baja California Sur, um estado diferente de onde estávamos viajando.

Dito isso, quando nós acidentalmente reteamos uma van, ninguém - nem nós, nem as pessoas que atropelamos - quiseram saber da polícia corrupta. Pagamos a eles US $ 300, e eles pareciam mais do que bem com isso. Também aprendemos que você não deve dirigir à noite; além da ameaça de ladrões, as vacas estão em todas as estradas e um perigo legítimo.

Quando chegamos à Sierra de San Pedro Mártir, a uma hora e meia de carro da cidade de San Telmo, acampamos entre os enormes pinheiros e abetos. A noite estava tranquila e estrelada, em parte porque não havia eletricidade por cerca de 80 quilômetros. Com exceção de um posto de guarda florestal, algumas cabines e lojas em formato de A e um observatório, o parque está livre de desenvolvimento e é pouco visitado, o que ajudou a mantê-lo intocado. Os acampamentos são grandes e limpos, e custam apenas cerca de US $ 4 por noite por pessoa.

Hal Herring (o autor) e Austin Waisanen Dave Deroulhac

Picacho del Diablo é, sem dúvida, uma das maiores atrações do parque. Relatos de advertência sobre o pico do pico abundam na Internet. Mas Waisanen tinha certeza de que eles foram escritos por chowderheads (seu termo) que não tinham nossa experiência. Mas escalar a montanha, embora seja uma viagem de ida e volta de apenas 15 1/2 milhas, requer ganhar e perder 16.450 pés de elevação - uma figura formidável que não tínhamos totalmente levado em consideração. Primeiro, para chegar à montanha, você tem que caminhar através do planalto de 2.700 metros, o que é dificultado por afloramentos de granito de 30 a 60 metros de altura; você não pode andar por mais de algumas centenas de metros antes de chegar a outro amontoado de pedras. Pessoas se perdem todos os anos, algumas delas permanentemente; condores são úteis para encontrar os cadáveres.

As 50 melhores caminhadas

Leia o artigo

Eu gostaria de poder dizer que não nos perdemos, mas em nossa primeira manhã, pegamos um caminho errado, interpretando mal nossos mapas, e nos viramos entre os bosques de álamos e rochas. No dia seguinte, tentamos novamente e encontramos a trilha até Blue Bottle Saddle, um mirante com vista para a montanha e o Deserto de San Felipe e a Serra ao norte.

De lá, para começar a escalada, é preciso descer 3.000 pés em um canyon até a base do Picacho del Diablo. Foi difícil, mas o fundo do cânion está entre os lugares mais exóticos que já vi. Passamos por cachoeiras e grutas sombreadas e seguimos por um riacho sombreado por ciprestes e pinheiros. Enquanto as noites no planalto eram geladas, dentro do cânion estava cerca de 80 graus.

Observatório Astronômico Nacional do México Dave Deroulhac

De acordo com o mapa, o melhor lugar para acampar se chama Campo Noche. Quando encontramos um pequeno local plano, concordamos que deveria ser o lugar, embora o guia da Internet dissesse que o site tinha as palavras campo noche gravadas em um tronco e este lugar não. Mesmo assim, tomamos doses de tequila antes de dormir para comemorar. De manhã, deixamos o falso Campo Noche e começamos a lavar - sem saber que já tínhamos nos perdido.

O melhor equipamento de escalada que você precisa comprar para 2018

Leia o artigo

Ao meio-dia do terceiro dia, enquanto escalávamos o Picacho del Diablo, discutíamos sobre cada movimento. Estávamos procurando uma ravina que levasse a grandes lajes e depois ao pico. Bem, a ravina nos escapou. Não sabíamos, mas havíamos escolhido o caminho errado montanha acima, pensando que estávamos em algum lugar onde não estávamos.

O dia ficou mais quente e, por volta das 3 horas, a montanha acabou. Estávamos em um acostamento em um terreno técnico, o verdadeiro cume ainda centenas de metros acima de nós, inatingível através de pedras quase verticais. Sentamo-nos, espancados de corpo e espírito, sem tempo ou suprimentos para outra tentativa. Havia uma placa de bronze perfurada na rocha que dizia: Picacho del Diablo, Punta Sur [South Point]. Dezesseis anos depois de prometer o cume do Picacho del Diablo, não consegui. Nós apreciamos as vistas do país além, e elas eram impressionantes, não importando nossos pontos fracos. Este era um verdadeiro deserto, e eu o subestimei.

Naquela noite, dormimos novamente no falso Campo Noche e na manhã seguinte fizemos a escalada de 3.000 pés para fora do cânion, subindo em silêncio. Ao meio-dia, chegamos ao Blue Bottle. Ficamos ali por um tempo, mapas em mãos, estudando o pico, tentando descobrir como havíamos tropeçado para subir ao cume errado. O que era certo, porém, é que havíamos entrado no deserto como um trio de montanhistas obstinados, experientes em rochas e neve, e o estávamos deixando como cabeças de sopa.

Caminhadas seriamente perigosas que valem o risco

Leia o artigo

Para acesso a vídeos de equipamentos exclusivos, entrevistas com celebridades e muito mais, inscreva-se no YouTube!