Como Alex Honnold fez: uma jogada a jogada de sua escalada solo no El Capitan

Em 3 de junho, Alex Honnold fez história ao subir sozinho no El Capitan de Yosemite, tomando a rota Freerider ao longo da face sudoeste, seguindo um sistema de rachaduras até o cume mais de 800 metros acima do fundo do vale. Se o Chrysler Building e o Empire State Building de Nova York fossem empilhados verticalmente e colocados ao lado do El Cap, Freerider ficaria acima deles por mais 150 metros. Honnold o completou em menos de quatro horas.

Então, como, exatamente, ele fez isso? Um passo, ou comprimentos de corda (para aqueles que escalam com cordas), de cada vez. A escalada tem 33 arremessos, mas nós os dividimos em quatro seções. Aqui está uma descrição detalhada de uma das maiores escaladas da história.

MAIS: Alex Honnold reflete sobre sua subida solo livre de El Capitan

Leia o artigo

Seção 1: argumentos de 1 a 10

Honnold deu partida na Freerider às 5h32. Do sopé do El Cap, a rota sobe ao longo de uma parede de ângulo alto, seguindo uma fenda vertical a outra, ambas com largura suficiente para Honnold cravar seus dedos ou punhos, dependendo do local. Sessenta e cinco pés acima do solo, o granito se projeta acima da cabeça como a borda saliente de um telhado.

Alex estava um pouco preocupado com aquele local quando o escalamos juntos, diz Tommy Caldwell , um dos melhores escaladores de paredes grandes do mundo, que escalou Honnold em Freerider uma semana antes da subida solo livre de Honnold. É o primeiro movimento inseguro na rota. Se Alex escorregasse lá, ele não teria tido tempo de se conter. Ele tinha que ser 100 por cento.

Honnold atravessou para a direita, pisando em algumas pequenas bordas, apoiando as mãos em rachaduras estreitas, e ultrapassou a borda da protuberância.

Além do telhado, Freerider sobe novamente por um trecho de rachaduras relativamente fáceis marcadas com cicatrizes rasas de pitons. Duzentos e trinta e cinco pés depois, o ângulo da parede cai alguns graus e a rachadura termina. A partir daí, a rota curva para a direita, depois para a esquerda, através de uma extensão vazia de granito liso por quase 150 pés.

Não há nada para se agarrar uma vez que a rachadura termina, diz Caldwell. É a seção sobre a qual Alex estava mais estressado. Para subir, você tem que ficar quase ereto e confiar apenas na fricção de seus sapatos contra pequenas ondulações no granito. Se você ficar tenso, pode começar uma espiral descendente: você vai se inclinar para frente porque está com medo e seus pés vão escorregar.

As lajes são superinseguras - são o tipo de lugar onde você não poderia nem se permitir espirrar, diz Brad Gobright , um colega escalador solo. Uma das partes mais difíceis de Freerider free-soloing seria controlar praticamente todas as partes de si mesmo por 3.000 pés.

Ao escalar com um parceiro no outono de 2016, Honnold escorregou na metade superior da rampa e torceu o tornozelo. Quando ele praticou com Caldwell uma semana antes do free-solo de sábado, eles tomaram um caminho alternativo.

Ele foi para a direita, diz Caldwell. Existem dois ou três movimentos difíceis e o resto é fácil.

Fiquei um pouco tenso e agarrei desta vez, na verdade, Honnold disse Jornal Masculino sobre cruzar esta seção durante seu solo livre. Eu reconheci que estava ficando tenso, mas honestamente eu estava meio, tipo, ‘tanto faz’ e passei por isso. Correu tudo bem.

Honnold terminou a seção escalando à esquerda em um afloramento em forma de bala conhecido como Triangle Ledge - e descobriu um aspirante a cinegrafista dormindo profundamente.

A saliência termina em um sistema de canto natural que se eleva até 140 pés na parede quase vertical em um caminho lento e arqueado à direita enquanto um teto de granito a intercepta. A esquina então se endireita e corre por mais trinta metros até outra saliência. Freerider então continua subindo outro canto vertical até os planos Mammoth Terraces, onde a maioria dos escaladores passa sua primeira noite, cerca de trezentos metros acima da parede.

Seção 2: Propostas 11–20

Da borda esquerda dos Mammoth Terraces, Honnold escalou 190 pés para baixo ao longo de várias fendas até as Heart Ledges, cada uma com vários pés de largura. Depois de uma pequena pausa para comida e água, ele subiu e saiu em direção ao Lung Ledge, a 50 metros de distância, ao longo de uma nova rota que ele havia feito.

Alex descobriu uma variação para chegar ao Lung Ledge cerca de um mês antes de irmos lá, diz Caldwell. Ele queria evitar um apoio para os pés escorregadio, então encontrou 20 movimentos mais fáceis de contornar.

Com segurança na saliência, Honnold tropeçou para a esquerda, passando por dois escaladores assustados - um deles em um macacão de unicórnio rosa, sem motivo aparente - e seguiu uma subida suave de 24 metros até que terminou em um canto voltado para a esquerda saliente da parede à sua frente. Além do canto, o Freerider cai quase direto na parede por 90 pés quase verticais até uma saliência cheia de pedras afiadas. Usar uma costura fina do outro lado do canto é o método mais comum de descida.

Para entrar na fenda à esquerda, você deve contornar a esquina e apoiar o pé contra a parede oposta, diz Pete Whittaker , um renomado escalador de crack. É um passo um pouco complicado, e a descida é realmente o primeiro ponto que pode cansar seus braços.

De acordo com Caldwell, Honnold ensaiou o movimento ao virar da esquina. A transição de cima para baixo sempre pode ser um pouco insegura, diz ele. E Honnold mais uma vez preparou um pequeno desvio para navegar por uma seção traiçoeira da descida. Ele fez uma variação onde em vez de fazer os movimentos mais finos, ele foi mais longe para a esquerda em parte dele.

Eu estava amarrando Alex naquela seção em 2012 e senti a corda ficar tensa, diz alpinista de grande parede Mason Earle . Eu olhei para baixo e perguntei o que aconteceu, e ele disse ‘Não sei, cara, meu pé escorregou’. Esse é um momento raro para ele. Alex quase nunca comete erros; quando o faz, ele descobre.

Assim que Honnold desceu para a saliência do talude e virou para o oeste, ombro direito para a parede e ombro esquerdo para o declive, ele teria enfrentado uma laje maciça apelidada de Hollow Flake que se apoia na parede, separada da face de El Capitan por uma grande lacuna que se estreita à medida que se eleva por trinta metros até uma pequena saliência. Acima dela, uma chaminé divide a face quase na mesma distância até que se reduz a uma fenda de 45 metros.

De acordo com Caldwell, essas seções provavelmente não eram um grande obstáculo para Honnold. Provavelmente foi a parte mais fácil do caminho para ele, diz ele. Cruzador.

Terminado com as seções fáceis, ele escalou para a esquerda através das Dunas das Bermudas, em vez de se dividir para a direita, o que o teria levado a um caminho sinuoso para a esquerda chamado de Orelha.

Honnold foi para a esquerda subindo as dunas porque, do contrário, ele teria que se abaixar em uma seção complicada no topo da orelha, diz Whittaker. A fenda das Dunas tem a largura de alguns dedos em alguns lugares, a largura de uma mão em outros.

A rachadura se alargou lentamente para o Monster Offwidth, uma seção de 60 metros onde a fratura na pedra é aberta o suficiente para que Honnold pudesse encaixar uma de suas pernas nela e um de seus braços também, até o ombro.

O Monstro é um local espetacularmente bonito na parede, diz Caldwell. Nesse ponto, é praticamente vertical, e você está tão alto que é difícil olhar para baixo. Alex disse que parecia fácil, mas o Monstro bloqueia muitos escaladores fortes - muitas pessoas dizem que é a seção mais difícil da rota.

Você não pode parar e apreciar a vista durante difíceis solos livres, diz Gobright. Não há como aceitar a vertigem - você tem que estar no momento.

Várias centenas de metros de chaminés e rachaduras depois, Honnold passou pelo topo plano de El Cap Spire, um pináculo autônomo no topo do qual a maioria dos alpinistas passa a segunda noite. Depois de outra fenda íngreme de 130 pés de comprimento e uma curta escalada de face inclinada, ele conseguiu chegar a uma saliência, a mais de 1.500 pés de altura na parede.

Logo acima dele estava O Problema de Boulder, a parte mais traiçoeira da rota.

Seção 3: argumentos 23-25

Bem na face de El Cap, o Problema de Boulder é uma sequência difícil entre apoios de mão finos, alguns não mais largos que um lápis. A parede é quase vertical.

O Problema de Boulder é a única razão pela qual ninguém sequer considerou o Freerider free-soloing, diz Caldwell. Alex levou quase uma década para se sentir confortável com isso. Caso contrário, ele provavelmente o teria feito free-solo em 2009.

Para chegar lá, Whittaker suspeita que Honnold enfiou os dedos em uma fenda estreita e se recostou, deixando os braços suportar o peso enquanto trabalhava os pés, depois as mãos, para cima, repetindo o processo por algumas dezenas de metros. Alguns outros movimentos rápidos e ele estava em uma pequena saliência, logo abaixo do Problema de Boulder.

A seção se estende por cerca de 25 pés. Logo acima dos últimos movimentos, Jimmy Chin's a equipe de filmagem instalou duas câmeras de vídeo remotas em tripés para filmar Honnold.

Tive consciência de como a sequência seria intensa ao me aproximar, com certeza, diz Honnold, mas executei perfeitamente. É um conjunto distinto de movimentos, e eu os prendi - mão esquerda, mão direita, mão esquerda ... Fiz o que faço normalmente, mas sem corda desta vez.

De acordo com Caldwell, Honnold subiu na sequência puxando algumas bordas minúsculas, as solas de seus sapatos untadas contra pequenos trechos inclinados de rocha e agarrando um suporte do tamanho de um quarto de dedo.

Depois de mover o pé esquerdo em uma inclinação para o pé esquerdo ruim e agarrar uma pequena saliência, Honnold agarrou um aperto em forma de nariz, em seguida, arrastou os pés em apoios para os pés terríveis e agarrou o aperto em forma de nariz com a mão direita em concha também .

O próximo movimento é o mais difícil da escalada. Honnold teve que plantar o pé esquerdo bem para o lado, acima da altura da cintura, apoiado na borda esquerda elevada de uma fenda.

É quase como um chute de caratê, diz Caldwell. A partir daí, ele seria capaz de se levantar e prender alguns de seus dedos esquerdos em uma fenda.

O problema de Boulder é o tipo de série em que nada é 100%, diz Gobright. Você sempre tem que acertar o chute com o pé em cada grãozinho de rocha e deslocar seu peso perfeitamente.

Depois do problema da rocha, a rota continua subindo até o Esgoto, um canto íngreme voltado para a esquerda que escoa água na nascente. Embora seja relativamente fácil de escalar, a rocha pegajosa é o pior inimigo de um solista livre.

Honnold escalou o Esgoto, até que ele formou um arco para a esquerda.

Para aqueles poucos metros finais do campo, você tem que se recostar enquanto se puxa para cima e para a esquerda, diz Caldwell. Honnold terminou aqueles 140 pés e puxou para a saliência do Bloco.

A partir daí, a próxima seção foi o Sous le Toit, 160 pés de escalada em flocos gloriosos, de acordo com Caldwell. É uma linha longa, limpa e abrangente. A exposição lá é enorme, e fica ainda mais bonita por causa disso.

Esse discurso bagunça um pouco a sua cabeça, diz Whittaker. É bastante simples, mas os apoios não parecem seguros. No final desse campo, Honnold estava quase exatamente meia milha acima de El Cap Meadow. Logo acima estava o trecho de escalada mais longo e sustentado de toda a rota.

Seção 4: Propostas 26-33

Os Enduro Corners são três arremessos sustentados de escalada de corpo inteiro. A rota segue a costura de um canto largo voltado para a esquerda quase em linha reta até a parede por 280 pés, depois arcos à esquerda para uma travessia de 24 metros até a saliência da Távola Redonda. Fiel ao seu nome, não há lugares para descansar durante aqueles 360 pés.

O problema do Enduro é que você sente fadiga e medo há muito tempo, diz Gobright. Seria assustador fazer um solo.

Se eu fosse tentar um Freerider free-solo amanhã, essa é a seção com a qual eu ficaria mais preocupado, diz Caldwell. Quando escalei com Alex recentemente, olhei para o chão e tentei me imaginar fazendo solo livre e estava pensando, ‘Oh, meu Deus’ ...

Geografia nacional O vídeo mostra Honnold avançando lentamente, os dedos encaixados na costura, empurrando-se pela fenda com os pés, a perna direita ocasionalmente levantada para a direita para se equilibrar ou para pressionar o rosto para se apoiar.

Eu estava preocupado com a fadiga, então apenas pratiquei até ter certeza de que não haveria problemas, diz Honnold. Solar aqueles arremessos foi incrível, eu apenas os acertei.

Uma vez no topo da esquina, debaixo de um telhado imponente, Honnold teve que cruzar a travessia esquerda final de 25 metros através de apoios de mão rasos em forma de bolso, os pés esfregados contra a parede, e pisou na borda da Távola Redonda.

Assim que superei isso, fiquei tão empolgado que só descansei ali por uns 30 segundos, diz ele, porque queria subir os últimos cinco arremessos até o topo.

Essa seção é realmente íngreme, mas os apoios são grandes e sólidos, então você pode se permitir se sentir heróico, explicou ele. Foi a primeira vez que me permiti realmente sentir o que me rodeava, a altura, a exposição, tudo isso. Eu me imaginei em uma volta da vitória, como se estivesse dando uma volta extra em uma pista de corrida ou algo assim. Eu ainda tinha que me concentrar e me certificar de que não escorregaria, mas continuei pensando, ‘Isso é tão, tão incrível, estou viajando, isso é incrível’ enquanto eu subia.

Mais cedo naquela manhã, amigo de Honnold Cheyne Lempe tinha feito rapel do topo do El Cap para ajudar Chin a filmar a ascensão de Honnold. Apenas 300 pés abaixo da chegada, Honnold parou em uma pequena saliência para conversar com Lempe.

Ele disse que estava feliz por eu estar lá e que foi o melhor dia de escalada de todos os tempos, diz Lempe. O par bateu palmas e Honnold apertou os sapatos. Pouco tempo depois, Honnold correu até o arremesso final e ficou no topo do El Capitan.

Terminado com seu solo livre mais difícil até agora, passei um bom tempo no topo apenas conversando com Jimmy e sua equipe de filmagem, abraçando-os - ficando animado e tudo isso, diz Honnold. Apenas abraços ao redor.

Passei muito tempo fotografando na parede, e nada se compara ao que experimentei esta manhã, disse Lempe naquela noite. Foi assustador e uma das coisas mais bonitas que já vi. Eu não sei se tenho palavras para isso.

Para acesso a vídeos de equipamentos exclusivos, entrevistas com celebridades e muito mais, inscreva-se no YouTube!