Novo México sem escalas: uma viagem de inverno para pesca com mosca

Eu normalmente não bebo antes do meio-dia, mas meu quinto dia acordando com temperaturas congelantes me fez pegar a garrafa de Bulleit. O aroma de ovos, bacon e café finalmente me puxou para fora da tenda, e fui saudado pelos gritos agudos de tremores do norte.

Tudo o que não foi isolado congelou - vegetais, água, protetor solar, sabonete de camping e até mesmo pasta de dente. E a tarefa mais árdua e desagradável, a que enfrentávamos todas as manhãs, era descongelar nossas botas e botas rígidas diante do fogo.

Atendendo ao apelo tentador das maravilhas do inverno no desfiladeiro do Rio Grande com 250 metros de profundidade.

Acampar e pescar no auge do inverno, quando as temperaturas são mais frias, as noites são mais longas e as tempestades são mais fortes, podem não parecer divertidos, especialmente para os não pescadores. Por que passar todos os dias trombando na neve, quebrando o gelo dos ilhós da vara e suportando temperaturas congelantes apenas para talvez pegar um peixe?

Por que não dirigir até o Arizona em busca de um largemouth de água quente? Parece tão simples para nós: porque somos dois pescadores obcecados, e a única coisa que amamos tanto quanto a pesca com mosca é a beleza do sertão coberto de neve.

Meu namorado Ben e eu nos mudamos para Laramie, Wyoming, em setembro de 2015. Naquele outono, exploramos o mar de artemísia, caminhadas em Snowy Range e pesca com mosca nas águas do Estado do Cowboy.

Mas quando o inverno trouxe sua primeira camada de neve, nossas atividades ao ar livre desapareceram. Vimo-nos lendo livros, bebendo (mais) cerveja, amarrando moscas e sonhando acordado. Dirigimos por horas procurando águas abertas no North Platte ou ao longo do rio Poudre, no norte do Colorado, mas a luz do dia cada vez menor e as estradas geladas conspiraram para nos manter sem trutas.

O que precisávamos era de uma viagem de pesca ininterrupta de duas semanas. Precisávamos era do Novo México.

Pescar em uma tempestade de neve nunca pareceu tão pitoresco.

Os rios San Juan, Rio Chama e Rio Grande, no norte do Novo México, estão todos a uma distância razoável de nossa cidade natal, Durango, no sul do Colorado, onde crescemos. O San Juan abaixo da Represa Navajo tem uma das águas residuais da Medalha de Ouro mais populares do país durante todo o ano.

Vem o inverno, eu prefiro um flatfish bonefish nas Bahamas, diz Tom Knopick, guia e co-proprietário da loja de mosca Duranglers em Durango. Mas se você ficar por aqui, San Juan tem a melhor pesca de inverno da região. Há incubações decentes todos os dias durante a temporada.

Eu sabia que o Juan tinha muitos arcos e marrons de 20 polegadas, mas pousar um pode ser difícil - mesmo durante o verão, sem dedos congelados. Os peixes grandes são bastardos e comem insetos minúsculos: anelídeos, mosquitos e efemérides de asas azuis. Para obter um, é necessária uma apresentação impecável e tamanhos de 22 a 28 fly.

Ainda assim, o esplendor do San Juan no inverno supera os desafios. É incrível quando grandes flocos de neve estão caindo, diz Knopick. Tudo está quieto, não há mais ninguém na água e você tem peixes subindo à sua frente.

Você faz o que é necessário para se aquecer.

Nós pescamos o Juan com amigos e familiares. Os primeiros três dias foram tranquilos, com apenas o som de nossas linhas zumbindo no ar. Mas em nosso último dia, pegamos vários arco-íris e um marrom em uma seção do rio que não havíamos explorado anteriormente.

Quando o sol desapareceu atrás do horizonte alinhado com zimbro, a temperatura do ar despencou, e voltamos para casa para descongelar na frente de um fogão a lenha.

No dia de Ano Novo, nos despedimos do Juan e olá ao Rio Chama para cinco dias de acampamento de inverno e pesca.

Começando nas montanhas San Juan do centro-sul do Colorado, o Chama flui para o sul para os reservatórios El Vado e Abiquiú do Novo México, e continua para sudeste até encontrar o Rio Grande perto de Española.

São vistas como esta e a atração de peixes para pescar que compensam as noites geladas.

Mas foi a água abaixo da represa El Vado que roubou nossa atenção - uma área que abriga o recorde estadual marrom (20 libras, 4 onças) que foi capturado por GT Colgrove de Decatur, Texas, em 1946. O peixe Chama de Colgrove nunca existiu superado. Carl Trubee, de Roswell, Novo México, chegou perto quando encontrou um de 18 libras durante o outono de 1964. E um de 32 polegadas e 14 libras foi gravado em 1966.

Hoje, o Vale Chama é menos um deserto do Novo México do que uma paisagem montanhosa verdejante. Riachos e rios da área fluem das Montanhas Rochosas e alimentam dois dos maiores lagos do estado, Heron e El Vado.

Explorando o Rio Chama abaixo do El Vado, levamos um dia para descobrir seu segredo: buracos de meia cheios de arco-íris devorando nossas ninfas-príncipe psicopatas. Entre o emaranhado de 'arcos, eu coloquei dois pequenos marrons em emergentes de espuma.

Passamos horas procurando pelos marrons gigantes do rio, mas não era a nossa hora. Quando a luz do dia desapareceu, voltamos aos nossos sacos de dormir. Na manhã seguinte, acordamos com uma paisagem silenciosa coberta por sete centímetros de neve fresca. Tudo estava congelado, inclusive o rio.

Isso vai aquecê-lo.

Minha boca estava ressequida e eu não conseguia mais beber cerveja e uísque para esconder a desidratação, então fomos para o sul pescar na água abaixo da barragem de Abiquiú, na esperança de encontrar um pouco de sol. Permaneceu frio. No meio da tarde, os dentes de Ben começaram a doer.

As Termas Ojo Caliente forneceram a solução perfeita. Ben e eu chegamos ao luxuoso resort com cabelos oleosos e limícolas enlameadas. Sentimo-nos deslocados de nosso ambiente natural. Mas com certeza, nós conseguimos um quarto de hotel, colocamos nossos roupões de spa e caminhamos até a piscina fumegante.

As fontes termais nos deram tempo para considerar nosso próximo movimento para o lúcio do norte. Saímos de Ojo Caliente no dia seguinte e dirigimos direto para o desfiladeiro do Rio Grande ao sul de Taos. O guia de pesca com mosca de Santa Fé Hunter Doerwald passou anos perseguindo lúcios no poderoso Rio Grande.

O rio tem muito a oferecer - carpas, marrons e arco-íris decentes e, claro, o lúcio, diz ele. Paredes íngremes com 250 metros de profundidade no cânion, a diversidade de seus peixes e a vida selvagem que dá origem a este rio selvagem e pitoresco fazem do Rio Grande um destino notável. Um dia, vimos lontras passando, relembra Doerwald, elas estavam pegando lúcios e comendo-os como barras de chocolate.

Logo abaixo da Barragem de El Vado.

Ben e eu estávamos ansiosos por esse momento desde que deixamos Durango. As nuvens desceram para o desfiladeiro e grandes flocos de neve beijaram suavemente meu rosto. Vestimos nossos waders, montamos o peso 6 com um líder de aço, sorrimos um para o outro e marchamos pelo caminho em direção ao rio. Estávamos animados, ansiosos e nervosos.

Ben prendeu um lúcio amarelo de 5 polegadas na ponta do líder e começou a lançar. O silêncio do inverno engolfou a garganta e a neve continuou a cair suavemente. Ocasionalmente, gansos canadenses grasnavam e mergansos encapuzados batiam suas asas, espirrando água na superfície. No meio de tudo isso, Ben estava lançando uma serpentina no profundo desconhecido. Foi surreal: silêncio antes da tempestade, paz antes do pique.

Então tudo se transformou em caos, quando finalmente avistamos nosso lobo d'água à espreita perto de um declive. O peixe investigou a mosca de Ben e então desapareceu. Alguns minutos depois, ele apareceu novamente, perseguindo e, posteriormente, aniquilando o streamer.

Eu ajudei Ben a pescar o peixe antigo. Suas guelras flamejantes, nadadeiras com listras vermelhas, lados manchados, focinho largo, dentes afiados e personalidade volátil o separaram fortemente de qualquer espécie de salmonídeo que havíamos capturado antes desta tarde de neve.

Um dos destaques da captura de lúcios é a aparência incrível deles. Você vê muito caráter em um peixe cujos olhos são maiores que os seus, diz Doerwald. Removemos o gancho, tiramos algumas fotos e o colocamos de volta em seu covil.

Só mais um elenco ... Só mais um.

Agora foi a minha vez. Amarrei um coelho de lúcio amarelo e chartreuse de 10 centímetros e, depois de 15 minutos, um peixe emergiu das profundezas e perseguiu a serpentina duas vezes antes de acertá-la. Eu lancei o gancho e a lança deu uma corrida de 18 metros. Na segunda corrida, ele saltou e jogou a mosca.

Perder uma luta é uma das maravilhas da pesca com mosca. Uma perda nos dá mais respeito pelos peixes e ainda nos sentimos privilegiados por termos sido desafiados e vencidos. Continuei lançando até que a neve ficou mais pesada e o sol estendeu seus últimos raios do dia. Só mais um elenco ... Só mais um. Eventualmente, eu tive que virar minhas costas para a lança e embalar a vara.

Naquela noite, encontramos um aconchegante acampamento BLM mais adiante na estrada em direção a Pilar. Estava nevando forte e temíamos que acumulasse muito. Durante a noite, a dor de dente de Ben persistiu, e a combinação de neve molhada e sua dor nauseante nos mandou para casa mais cedo. Mais tarde, descobriríamos que o dente de Ben morreu de trauma causado por comer picles. Picles .

Maravilhado com esta espécie de salmonídeo ancestral.

Ainda assim, apesar da cerveja congelada, dedos frios e contas dentárias iminentes, o norte do Novo México proporcionou uma viagem de pesca com mosca inesquecível.

Cada rio ofereceu uma experiência única em uma paisagem diferente. Viajamos da floresta de zimbro de pinheiro-pinhão no rio San Juan até a floresta de carvalho ponderosa abaixo da represa de El Vado; de penhascos de arenito e enormes pedras de basalto abaixo do reservatório de Abiquiú até o magestoso desfiladeiro do Rio Grande com 250 metros de profundidade.

Alguns dias pescávamos; outros dias não. Nenhum dos resultados determinou nosso dia. Simplesmente gostávamos de estar lá fora, no ar fresco, imersos no brilho do sol de inverno, acompanhados por águias, mergulhadores e garças.

Ben e eu voltamos para Laramie muito animados. Satisfizemos nossas necessidades de pesca com mosca de inverno, mas também ganhamos uma nova apreciação pela pesca no sol de verão, com dias preguiçosos de moscas secas, vadear úmido, cervejas geladas, funis e noites intermináveis ​​no rio. Só posso imaginar como são esses três rios quando as temperaturas são mais quentes, os dias mais longos e as tempestades mais refrescantes.

Mais conteúdo de pesca de O drake

Encontrando Solidão Pesca com mosca no rio Salmon em Nova York

Para ter acesso a vídeos de equipamentos exclusivos, entrevistas com celebridades e muito mais, inscreva-se no YouTube!