Verão de libertação

Palavras e fotos de Doug Woodward

Quarenta anos atrás, um filme apareceu na tela grande que fez os frequentadores do teatro se contorcerem de angústia - não por causa de algum cenário de ficção científica imaginativo, mas porque a sequência de eventos aterrorizantes poderia facilmente ser relacionada às possibilidades da vida real, especialmente para os remadores no sul dos Apalaches. ‘Deliverance’ também ganhou maior destaque as carreiras de Burt Reynolds, Jon Voight, Ned Beatty e Ronny Cox. Três remadores de corredeiras da Geórgia estavam no lugar certo na hora certa, tornando-se parte da lenda do filme. Doug Woodward conta como foi fazer parte dessa experiência.

James Dickey mudou minha vida. Ele nunca soube disso. E na época, eu nem sabia disso. Mas tão certo quanto Dickey poderia colocar pensamentos fanfarrões no papel e depois transformá-los em sua própria pessoa, suas palavras também se tornaram parte de quem eu era.

Eu o encontrei apenas uma vez. Era uma noite fria de outono em Atlanta, na casa de Lewis King em Buckhead. Amigo de Dickey desde a juventude, King foi o modelo da vida real para o Lewis Medlock de Libertação . Ele tinha as habilidades - canoísta, arqueiro, guitarrista, atleta notável durante seus anos na Georgia Tech. Ele já havia vivido o papel. Mas houve diferenças. Com um corpo robusto e resistente, olhos azuis penetrantes e cabelo prateado, King tem pouca semelhança com Burt Reynolds, que interpreta Lewis na versão cinematográfica de Libertação . E onde o personagem do filme aparece como machista e extravagante, dominando seus companheiros, King é modesto ao extremo, fazendo pouco de suas realizações pessoais.

Seis de nós estávamos presentes naquela noite - King e sua esposa Joan, Dickey, Payson Kennedy, Claude Terry e eu. Payson, Claude e eu corríamos rios de corredeiras juntos há anos, mas foi a amizade de Claude com King que nos trouxe até lá.

Anteriormente, Claude me perguntou: Você leu Libertação ?

Bem, Claude continuou, a Warner Brothers vai filmar essa história aqui e eles estão procurando por um rio. Também existe uma chance de que possamos nos envolver. Você pode ir para o jantar nesta sexta-feira? Excelente! Oh, a propósito, James Dickey estará lá.

Ao redor da mesa de jantar do King, com crescente excitação, discutimos logística, equipamentos e cenários como se fôssemos os próprios cineastas. O Chattooga era o rio que todos conhecíamos melhor - as corredeiras, os pontos de acesso obscuros, onde encontrar a cena certa - mas concluímos que o Little River do Alabama preencheria melhor a conta, uma vez que tinha as corredeiras e os penhascos altos necessários para um escalada desafiadora para fora do cânion. O precipitado Tallulah Gorge do Norte da Geórgia foi brevemente mencionado, mas consideramos um local muito difícil para uma filmagem prática. A Warner Bros. Pictures pensava de outra forma e, no final, tanto Chattooga quanto Tallulah seriam escolhidos, cada um se tornando uma porção do fictício rio Cahulawassee de Dickey.

Depois do jantar, montei o projetor e a tela para levar o grupo um pouco mais para o oeste. Correr as corredeiras do Grand Canyon de caiaque foi o destaque do meu ano e, um por um, os grandes do Colorado - Hance, Hermit, Crystal e Lava - iluminaram a tela. Houve alguns oohs e aahs quando a furiosa água marrom explodiu em palheiros de 15 pés e nossos minúsculos caiaques esvoaçavam aqui e ali. As luzes acenderam. Dickey e King passavam um violão para frente e para trás, dedilhando algumas melodias, cada um respondendo ao outro.

Dickey era uma figura imponente de homem, e sua presença enchia a sala. Mas era muito mais do que físico. Havia nele uma mística - de coisas ocultas, talvez sinistras - que gostava de perpetuar. Havia referências à viagem de canoa que ele e King haviam feito anos antes com outro amigo próximo, Al Braselton. A viagem gerou a imaginação que acabaria por se tornar Libertação . Dickey não descreveria detalhes daquela viagem de canoa. Com um sorriso cúmplice, ele simplesmente dizia: Há muito mais verdade na história [ Libertação ] do que você imagina.

King foi mais franco. Sabíamos que eles haviam navegado de canoa no rio Coosawattee, no noroeste da Geórgia. A verdade agora imitando a ficção assustadoramente, o Coosawattee estava em processo de represamento e o vale por trás dele iria se encher lentamente nos próximos dois anos, afogando todos os vestígios da história daquelas vidas uma vez entrelaçadas com o rio.

King posteriormente forneceu o que passamos a considerar como os fatos daquela viagem ao rio, agora há muito desaparecida nas brumas do tempo. Primeiro, ele enfatizou, você pode pensar nos Apalaches do sul como um deserto agora, mas nos anos 30 e 40 aquele país era realmente selvagem. Um homem que era visto como uma ameaça ao povo da montanha poderia simplesmente desaparecer - permanentemente, disse ele. O assassinato sempre foi uma opção viável, porque poucos forasteiros iriam bisbilhotar aquelas florestas à procura do homem desaparecido.

Parece que a canoagem daquele dia foi realmente feita por Dickey e Braselton, enquanto King foi procurar um lugar rio abaixo para encontrar a dupla. Não encontrando nenhuma estrada para o rio, ele estacionou e começou a descer um caminho que conduzia pela floresta. Como sentinelas de jaqueta amarela protegendo seu ninho contra o perigo, dois homens armados apareceram de repente e exigiram saber o que estava fazendo. A história de King sobre uma canoa em seu caminho pelas corredeiras deste rio parecia absurda para os homens da montanha, e eles pensaram que era muito mais provável que ele fosse um oficial de receita em busca de sua destilaria de luar. O mais velho do par disse ao mais novo para levar King ao rio. Suas palavras (fique com ele, filho), junto com seu tom sinistro e significado não falado, foram aquelas que King nunca esqueceu.

Inseguro quanto à paciência de seu companheiro armado e quase oprimido pelo pensamento de que Dickey e Braselton já poderiam ter passado daquele ponto de entrega, King esperou, suou e orou. Os próprios canoístas enfrentaram sérias dificuldades nas corredeiras rio acima, mas finalmente surgiram à vista no crepúsculo. Nesse ponto, o comportamento dos homens da montanha mudou completamente. As espingardas desapareceram e houve sorrisos e palavras gentis enquanto ajudavam a carregar a canoa e subir a colina até o caminhão.

Libertação havia sido uma seleção do Book-of-the-Month Club no início de 1971. Dickey o reescreveu em um roteiro de filme para a Warner Bros. Ele e King sabiam que éramos canoístas competentes, que conhecíamos Chattooga, Little e outros rios da área como poucos os conheciam e que seríamos bons assessores técnicos em equipamentos e cenários. Mas eles não eram Warner Bros. E então naquela noite saímos com uma cautela nascida do realismo.

As filmagens começaram em meados de maio. Mas maio transformou-se em junho e junho estava diminuindo rapidamente. Começamos a ouvir rumores por meio de Lewis King. A equipe já estava filmando no Chattooga, mas não estava indo bem. Uma canoa havia sido destruída - não propositalmente - e uma jangada de apoio virara perto do início da Seção IV, um equipamento de câmera caro indo para o fundo. Pelo amor de Deus, encontre alguém que saiba como lidar com este rio! ecoou de John Boorman, o diretor com cabelos ruivos pegajosos voando livremente sob a aba de seu chapéu de bruxa, e não um homem paciente.

Os reforços foram trazidos, mas nós não. Ralph Garrett, um dublê profissional que viera da Califórnia para enfrentar a fatídica queda do penhasco, foi emparelhado com um pescador local que conhecia o rio como a palma da sua mão. Nenhum dos dois tinha experiência com canoagem, mas primeiro testariam suas habilidades na Seção II, o trecho familiar de Chattooga. No final do dia, a dupla tropeçou em terra em Earl’s Ford, homens machucados, mas mais sábios.

Foi a vez de Ralph: Ouvimos dizer que você tem alguns caras que realmente conhecem este rio e são bons em uma canoa. Traga-os aqui. Você precisa deles!

A ligação veio para Claude e ele retransmitiu a notícia para Payson e eu. Aconteceu. Eles nos querem, disse Claude. Na verdade, parece que eles precisam de nós. Todo o nosso trabalho normal foi interrompido repentinamente quando nós três ativamos as folhas de ausência que havíamos combinado.

Quando fomos chamados para comparecer em julho de 1971, a Warner Bros. já tinha a maior parte das cenas de cabana, acampamento e arco e flecha na lata. Eles estavam prontos para se concentrar no rio. Nós também.

Em alguns dias - em First Falls, Corkscrew e Jawbone - éramos chamados para ser dublês. Mas, em vez de Burt Reynolds deitado no fundo de nosso Grumman, seria seu manequim, conhecido carinhosamente como No Balls, devido ao grande vazio na área da virilha com dobradiças.

Em outros dias, podemos agir como manifestantes, correndo as corredeiras mais fáceis várias vezes, até que os diretores sentem que podem fazer a corrida eles mesmos. Ou, novamente, podemos ser chamados para aconselhamento técnico, como: Onde podemos encontrar uma face de rocha com uma corrente rápida passando, que Jon Voight possa estar agarrando por um dedo? E onde não o perderemos rio abaixo! (Daí o nome de Deliverance Rock, onde aquela cena foi filmada repetidamente.)

Mais tarde, na primeira semana, receberia minha punição no Jawbone Rapid. Eu estava transportando o Grumman e o No Balls para o próximo local de tiro e caí no grande redemoinho superior à esquerda do rio. No entanto, eu havia violado uma regra fundamental de remar em qualquer embarcação: nunca entre na água com a corda solta em seu barco! Havia um emaranhado de talvez 80 pés de linha de 7,5 cm no fundo da minha canoa, amarrado a uma bancada e jogado com pressa desnecessária.

Enquanto eu mergulhava na correnteza, inclinei-me fortemente para a esquerda e quando meu remo aguentou meu peso, ele se partiu completamente em dois, mergulhando de cabeça nas mandíbulas, a canoa em cima de mim. No momento seguinte, enquanto pegava meus caroços das rochas, percebi que No Balls, o Grumman e eu ainda estávamos todos conectados por uma corda.

Felizmente, muito felizmente, passamos à esquerda de Hydroelectric Rock, uma armadilha mortal, mas a canoa ainda estava decidida a correr Sockemdog, a última das Five Falls. Foi apenas com uma ajuda oportuna de Claude que fizemos o redemoinho acima e eu consegui deslizar os rolos de corda do meu tornozelo.

Foi interessante ver como os locais foram trazidos para as filmagens. Pode ser que Boorman tenha determinado fazer isso antes mesmo de chegar ao Condado de Rabun, mas, novamente, ele pode ter tentado conter a crescente onda de ressentimento contra como o povo da montanha estava sendo retratado no romance de Dickey. Quando a Warner Bros. precisava de personagens visualmente perturbadores para papéis menores, Frank Rickman do Condado de Rabun era a pessoa que sabia onde encontrá-los entre seus muitos amigos.

Também em casa, com todos os tipos de máquinas de movimentação de terra, Rickman era para a escavadeira o que Stradivarius era para o violino. Um artesão supremo, mas com terra e pedra, ele poderia esculpir um cenário de beleza em uma bagunça sem esperança. Ou ele poderia fazer o oposto.

Durante nossas semanas de espera para ver se seríamos convocados para o Libertação set, Claude, Payson e eu íamos frequentemente ao norte para andar de caiaque no Chattooga nos fins de semana. Este é um rio que cada um de nós ama profundamente e a essa altura já estávamos envolvidos com a proposta de dar-lhe o estatuto de Selvagem e Cénico. Neste dia em particular, estávamos rodando na costa da Carolina do Sul depois de uma corrida emocionante em Woodall Shoals e fomos atingidos por uma visão deprimente. Carrocerias de carros estavam semi-enterradas na beira da água. Fogões e geladeiras enchiam a pequena praia. O lixo e o lixo continuavam indefinidamente. Merda! O que S.O.B. poderia ter feito algo assim! foi o nosso pensamento coletivo. Ficamos deprimidos pelo resto da viagem. Algumas semanas depois, quando a praia estava novamente impecável, percebemos que era um cenário temporário para o filme e era trabalho de Rickman!

O que aconteceu em Tallulah Gorge foi uma homenagem à persistência e engenhosidade. Além da cena de escalada de penhascos, é aqui que as duas canoas colidem e a Cidade Velha se separa. Tendo escolhido seu local ideal no alto da Garganta, a tripulação, sob a direção do Coordenador de Efeitos Especiais Marcel Vercoutere, começou a construir uma corredeira artificial de pedras e troncos, tomando cuidado para não criar um filtro letal. Eles construíram uma trilha para que a Cidade Velha deslizasse para uma posição aberta na corredeira - a canoa já havia sido preparada para se separar em duas metades com um cabo puxado da costa.

Quando a corredeira artificial estava pronta e as equipes de segurança posicionadas (incluindo nós), Boorman enviaria um rádio para Georgia Power para liberar talvez três quartos de um portão de água da barragem de Tallulah Falls e trazer a corredeira à vida, escondendo quaisquer sinais de construção . Muito! Muito! Reynolds e Beatty afundaram! Dê-nos meio portão! ele diria que seu megafone iria navegar para o rio. Demorou várias tentativas para finalmente acertar.

Esses mesmos cem metros de rio na parte inicial de Tallulah Gorge - a montante da seção que os velejadores remam hoje - foram um foco de atividade, já que duas outras cenas significativas foram filmadas aqui. Marcel e sua equipe de efeitos construíram uma catapulta, que consistia em uma das canoas Grumman articulada no centro e montada em uma torre de 3 metros. Meia dúzia de tripulantes rapidamente puxou uma corda presa à proa, jogando a popa na posição vertical e ejetando o ocupante. No Balls fez a primeira tentativa com grande sucesso.

Reynolds, um ex-dublê, insistiu em fazer a cena sozinho e ocupou seu lugar na popa. Com uma dobra de mergulhador elegante, Reynolds navegou 30 pés, fazendo um ganho total no processo. Apenas uma tomada foi necessária, já que os editores posteriormente juntaram aquela cena em sequência com a cena do rompimento da canoa para fazê-los parecer um só.

É também neste trecho de rio que Drew (Ronny Cox) se perde ao se balançar da proa da canoa em uma das grandes incertezas da história: foi baleado ou não? É uma tarefa difícil para Cox satisfazer Boorman. As câmeras rodaram seis vezes antes de um ferimento na vida real interromper o tiroteio quando Cox mergulhou diretamente em uma rocha subaquática, quase deslocando seu ombro.

A filmagem da garganta aconteceu diretamente acima de uma cachoeira intimidante de 18 metros. Uma única linha de segurança cruzava o rio a não mais que 10 pés da borda, enquanto Claude, Payson e eu nos revezávamos esperando em uma canoa na piscina abaixo, apenas no caso de alguém passar pela queda. Surpreendentemente, ninguém o fez, embora em um ponto Claude tivesse Burt Reynolds e dois membros da tripulação - aspirantes a resgatadores que sucumbiram à corrente - agarrados ao final de sua linha de lançamento. Com o trio da água puxando-o ao longo da costa, ele finalmente enrolou a corda em uma árvore, interrompendo o progresso do grupo logo acima das quedas.

Quando a filmagem de Libertação começou em maio, o filho de James Dickey, Chris, foi contratado como substituto. Ele tinha 19 anos e o espetáculo de ver o romance de seu pai ganhar vida nas montanhas do norte da Geórgia teve um efeito profundo em seu relacionamento com seu pai. Quase 30 anos depois, ele escreveu Verão de libertação , um livro de memórias comovente e, às vezes, brutalmente honesto dos anos mais marcantes de sua vida.

Chris foi chamado ao set no dia em que a cena do estupro seria filmada. Ele foi instruído a substituir Beatty em todas as marcas críticas - escalar a margem arborizada, se curvar sobre o tronco - para que a equipe de câmera pudesse focalizar com precisão, antes da filmagem real. O clima sombrio e nauseante do dia o seguiu e ele sentiu o filme dar uma guinada que ameaçava ofuscar todo o resto. Dentro Verão de libertação ele descreve pensamentos que se originam de um desacordo com seu pai, onde Chris sentiu que a cena brutal iria dominar, seu pai firmemente sustentando que seria a experiência na selva.

Em última análise, acho que ambos estavam corretos. A cena com Bobby e o pervertido homem da montanha abriu novos caminhos para os filmes convencionais e geralmente é a primeira imagem que vem à mente quando Libertação é mencionado. No entanto, a sensação da natureza selvagem e a atração do rio correndo também surgiram em grande escala.

De fato. Às vezes, a corrida para conquistar o Rio Deliverance parecia totalmente fora de controle. Dezenove pessoas morreram afogadas em Chattooga nos três anos seguintes às filmagens e mais se seguiram. Havia exceções, mas o cenário usual era de jovens que levaram o relativamente benigno Chattahoochee em Atlanta em duas balsas de lojas de descontos, uma cheia de gente e a outra com duas geladeiras de cerveja, trazendo o mesmo equipamento para Chattooga. Simplesmente não funcionou. Um cenário semelhante estava se repetindo rio após rio em todo o país, e logo um novo termo para a força motriz por trás desses caçadores de aventura mal preparados foi cunhado: a Síndrome de Libertação.

Libertação estreou em Nova York em agosto de 1972, um ano após o término das filmagens. Tivemos que esperar outra semana agonizante para que o Livramento chegasse a Atlanta. Ele abriu o Festival Internacional de Cinema de Atlanta em 11 de agosto. Quando o Festival acabou, Libertação levou o prêmio principal, o Golden Phoenix, em mais de 29 filmes concorrentes. O elenco e a equipe também limparam: John Boorman, melhor diretor; Jon Voight, melhor ator; Ned Beatty, melhor ator coadjuvante; e Tom Priestley, melhor editor.

Nosso próprio tempo de tela podia ser medido em segundos, mas o efeito que o filme teve em nossas vidas foi de longo alcance. Naquele mesmo verão, Claude e eu começamos a Southeastern Expeditions, conduzindo o pessoal de balsa pelo Chattooga enquanto ainda mantínhamos nossos empregos em Atlanta. Payson e sua família deram um salto ainda maior quando romperam todos os laços de Atlanta e se lançaram na transformação do velho Tote-N-Tarry Motel em Wesser, Carolina do Norte, em uma das principais comunidades de corredeiras do mundo, o Nantahala Outdoor Center.

Quarenta anos se passaram desde que Boorman e sua equipe deram vida ao romance de Dickey na tela. Mas às vezes eu olho para trás todos aqueles anos - como nos tornamos ligados às lendas do filme e do rio, os negócios de rafting que fundamos, as noites passadas atrás do projetor enquanto as pessoas clamavam por vislumbres cândidos de Reynolds e Voight - e penso comigo mesmo, se não fosse por James Dickey ...

O artigo foi publicado originalmente na Canoe & Kayak

Para ter acesso a vídeos de equipamentos exclusivos, entrevistas com celebridades e muito mais, inscreva-se no YouTube!

el royale hotel lake tahoe